Missionários Emerson e Rosilane Menegasse

,

Missionários Emerson e Rosilane Menegasse

“…alguns dos que foram salvos enviarei às nações…” (Isaias 66:19).

O Nepal está entre os Países mais pobres do mundo. Sua população é de 26 milhões de habitantes e convive com um constante êxodo rural, o que tem produzido muitos problemas sociais. O país há poucos anos deixou de ser uma monarquia parlamentarista, passando a adotar o regime democrático, abrindo-se com isto muitas portas para as possibilidades ministeriais. A religião predominante no Nepal é o hinduísmo (86 % da população), com seus mais de 33 milhões de deuses. O hinduísmo é acompanhado pelo Budismo Tibetano (7 %), com um pequeno percentual de animismo (3 %), islamismo (2,5 %) e um número ínfimo de cristãos (- de 1 %). O país é regido pelo sistema de castas, e a crença vigente é a de que há karmas definidos de acordo com a conduta da pessoa em cada vida, e vai se sucedendo reencarnação após reencarnação, até o indivíduo atingir a perfeição. O karma prende a pessoa à condição que veio nessa terra, sem poder ser ajudada ou mudar seu karma, o que é um grande obstáculo para o desenvolvimento de trabalhos sociais que visam melhorar a qualidade de vida da população, grande parcela vivendo abaixo da linha da miséria. Apesar das condições em que vivem, os nepaleses constituem-se em um povo amável e hospitaleiro, que sempre recebe os estrangeiros de forma cordial, considerando-os como uma bênção para a nação.

Emerson está em missões desde 1992, é formado em Teologia, Filosofia e Psicologia de Análise Clínica, e tem trabalhado com crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. Rosilane iniciou-se em missões em 1997. Casaram-se em 1998 e juntos iniciaram o Projeto Nepali em 2001. Seus filhos Aysha, Kim & Yohannes foram presentes de Deus para suas vidas ao longo desta trajetória missionária. Depois do processo preparatório e de servir à sua igreja local, foram enviados ao Nepal em 12 de Junho de 2006. Desde então têm investido integralmente seu tempo no estudo da língua e na implantação da sua visão ministerial. Rosilane estuda na Universidade de Línguas, o que a ajuda no aprendizado da língua e garante os vistos de permanência da família no país. Dois casais de obreiros estão no Brasil em processo preparatório, sonhando com a vinda para o Nepal, esperando o Kairós de Deus !!!

O chamado dos missionários Emerson e Rosilane Menegasse para o Nepal aconteceu em uma reunião de intercessão na Base JOCUM de Porto Velho, Rondônia. Era o mês de abril de 2001, e depois disso iniciou-se um processo preparatório por meio de cursos de Escola de Missões Estratégicas – EDME e de Introdução aos Estudos Etnolinguísticos e Culturais – IEEC. Foi neste período que o projeto recebeu o nome de Projeto Nepali. Durante o processo preparatório, outros missionários aderiram ao projeto, cada qual com o seu chamado e visão, criando assim um rico mosaico de possibilidades de atuação missionária.

Isto abriu portas para uma grande diversidade ministerial, especialmente para a atuação nas áreas de influência da cultura, sendo elas: Governo, Educação, Economia, Saúde, Ciência, Tecnologia, Artes & Entretenimento, Família, Religião, Mídia e Sociedade. A proposta do projeto é a inserção de Princípios Bíblicos nas áreas de influência, com vistas a inserir princípios sadios nas bases da sociedade, exercendo positiva influência na vida do povo, estimulando uma genuína conversão, sem contudo haver qualquer agressão à cultura local.

O objetivo geral do Projeto Nepali é introduzir equipes trans-culturais multidisciplinares nestas áreas da sociedade nepalesa, respeitando as diversidades linguísticas e culturais, interagindo com o povo e a sua realidade. Contextualizando o Evangelho de Jesus Cristo de forma integral, objetiva-se suprir as necessidades físicas, intelectuais, espirituais e sociais da Nação.

ALVOS MINISTERIAIS

  • Implantar o Instituto Bíblico pra treinar líderes em contexto;

  • Implantar um Centro de Treinamento Trans-cultural;

  • Executar Seminários Móveis para os líderes que vivem nos lugares mais remotos do País;

  • Desenvolver um Programa de Implantação de Igrejas;

  • Fomentar e executar Projetos de Desenvolvimento humano e auto-sustentáveis;

  • Promover uma pesquisa sobre os diversos grupos no País.

OBJETIVOS ALCANÇADOS

  • Início do Seminário Móvel Casa de Profetas em 2007 com os Refugiados Butaneses ;

  • Início do Instituto Bíblico em 2008 (Pillars Academy);

  • Implantação de 3 Igrejas no Nepal: Dharmikta Mandali Bhainsiepati (sede), Dharmikta Joty Mandali em Dhulikhel (congregação) e Dharmikta Noya Jiwan Mandali na Vila Chepamg;

  • Início do Projeto Escola de Alfabetização de Adultos na Vila Chepamg;

  • Abertura de Organização Não Governamental (ONG);

  • Início do Projeto Casa dos Meninos, que acolhe meninos órfãos, atende às necessidades básicas e à formação acadêmica (básico/superior);

EM ANDAMENTO

  • Trabalhos com as traduções para a Escola Trans-cultural para 2011;

  • Seminário Móvel Vila Chepamg.

Share
3 Comentários
  • Josuel Fernandes Lins

    26 de fevereiro de 2012 at 16:28

    Graça e Paz da parte do Senhor Jesus estarei orando por vocês que DEUS continue te usando como ferramenta para o REINO

  • marta Janete Vieira

    26 de abril de 2015 at 15:37

    Da última vez que você esteve na igreja canaã, eu me lembro de você dizer, que o melhor lugar do mundo é está no centro da vontade de Deus. Você dizia do Nepal, do povo de lá com a boca cheia e com uma alegria que lhe é natural. Você mostrava que realmente estava cumprindo o Ide de Cristo. Neste momento que o povo do Nepal está passando, e você juntamente com os seus, eu estou orando por vocês, para que Deus tenha misericórdia e graça para com este povo tão sofrido, e lhe dê força para continuar, e que muitas vidas possam ser salvas através do testemunho de todos vocês que estão combatendo um bom combate. Uma coisa eu sei, Deus é Bom e é maior que todas as nossas aflições. Um abraço Marta, Marco e Juliana.

  • Rubens Esmael Palhano

    27 de abril de 2015 at 9:16

    Deus esteja convosco Emerson e Rosilane Menegasse,e com seus filhos também.Eu fico muito feliz em saber que,apesar de ser tão difícil pregar o evangelho de Jesus,em uma terra com tantos ídolos,(deuses pagãos),ainda existam pessoas como vocês,perseverantes e com o amor de Cristo pelas pessoas.Vocês estão plantando uma pequena semente,no coração deles,e Deus fará o resto.Deus os abençoe.

Publicar um comentário