É Preciso Largar O Pecado Para Não Morrer
Por Gerson Foltran
A história é muito antiga, mas, nem por isso, menos curiosa. Algumas tribos africanas utilizam um engenhoso método para capturar macacos. Como estes são muito espertos e ariscos, e, ainda, vivem saltando nos galhos mais altos das árvores, os nativos desenvolveram o seguinte sistema: pegam uma cumbuca de boca estreita e colocam dentro dela uma banana. Em seguida, amarram-na ao tronco de uma árvore freqüentada por macacos, afastam-se e esperam. Não demora muito e um macaco logo aparece, guloso e curioso. Desce, olha dentro da cumbuca e vê a banana. Rapidamente enfia sua mão, apanha a fruta, mas como a boca do recipiente é muito estreita, ele não consegue retirar a banana.
Surge, então, um dilema: se largar a banana, sua mão sai pela abertura e ele pode ir embora, livremente. Mas se não soltar a banana, continua preso na armadilha. Depois de um tempo, os nativos voltam e, tranqüilamente, capturam os macacos que teimosamente se recusam a largar as bananas. O final é meio trágico, pois os macacos são capturados para servirem de alimento.
Você deve estar achando inacreditável o grau de estupidez dos macacos, não é? Afinal, basta largar a banana e ficar livre do destino de ir para a panela. Fácil demais… O detalhe deve estar na importância exagerada que o macaco atribui à banana. Ela já está ali, na sua mão… parece ser uma insanidade largá-la.
Essa história é engraçada, porque muitas vezes fazemos exatamente como os macacos. Você nunca conheceu alguém que está totalmente insatisfeito com o emprego, mas insiste em permanecer mesmo sabendo que pode estar cultivando um enfarto? Ou alguém que trabalha e não está satisfeito com o que faz, e ainda assim faz apenas pelo dinheiro? Ou casais com relacionamentos completamente deteriorados que permanecem sofrendo, sem amor e compreensão?
Ainda, pessoas infelizes por causa de decisões antigas, que repelem um novo caminho que poderia trazer de volta a alegria de viver? A vida é preciosa demais para trocarmos por uma banana – que, apesar de estar na nossa mão, pode levar-nos direto à panela.
E a sua vida cristã, como está? Você não pode largar alguns pecados aparentemente saborosos, que se incorporaram à sua existência, quase um vício? Mentiras oportunas, companhias atraentes, lugares atrativos, ganhos fáceis … e por aí vai.
Se você não ‘largar a banana’ estará irremediavelmente preso ao pecado, sem direito à alegria da vida eterna com Deus.
ORAÇÃO: Sacode, Senhor, de nossa vida, o comodismo que nos liga ao erro e ao pecado. Acorda-nos para a realidade da Tua Verdade. Concede forças para lutar contra o mal. Alimenta nossa energia espiritual pela palavra de Teus anjos. E sustenta a nossa decisão de querer a transformação. Pedimos lembrando o nome de Jesus e escudados em Sua mensagem salvadora. Amém.
TEXTO BÍBLICO: Atos 4.32-37
Luiz Filipe Jordão
8 de março de 2012 at 18:58Como sempre, meu irmão Gerson é extraordinário nas aplicações que tira da vida cotidiana para nossa vida espiritual.
Uma grande verdade…
NOEMY
9 de março de 2012 at 23:31OLA GERSON
QUE BELEZA ESTA COLOCAÇÃO.
TUDO ISTO É BEM VERDADE. A LUTA CONTRA O PECADO É DIÁRIA E INFINITA. SÓ O SENHOR PELA GRAÇA PODE NOS AJUDAR A VENCER AS TENTAÇÕES.