Das Trevas para a Luz

,

Das Trevas para a Luz

Aos 3 anos de idade Louis -um menino ativo e inteligente que vivia no interior da França -como todo filho que admira seu pai, queria imitá-lo em tudo, principalmente no seu ofício de fabricante de arreios e selas. Um dia apanhou uma sovela e começou a bater numa tira de couro, tentando perfurá-la como via o pai fazendo. Mas o instrumento escapou da pequena mão, atingindo o seu olho esquerdo, cegando-o.  A infecção produzida pelo ferimento estendeu-se para o olho direito, e a cegueira de Louis tornou-se total. O progenitor, pretendendo que o filho tivesse uma vida tão normal quanto possível, matriculou-o na escola, mas o menino se sentia infeliz por não poder ler livros ou escrever como seus colegas. Entretanto era muito esforçado, e com 10 anos de idade ganhou uma bolsa de estudos do Instituto Real de Jovens Cegos de Paris, e ali aprendeu a ler as grandes letras em alto-relêvo dos livros da pequena biblioteca do Instituto, percebendo porém que aquele método de leitura, além de lento, não era prático. Um dia um capitão reformado do exército apresentou no Instituto uma forma de leitura no escuro, que durante a guerra os militares tinham de usar para não alertar o inimigo, consistindo de pequenos furos feitos em papelão – curiosamente por uma sovela – seguindo determinados princípios e disposições para representar os sons básicos da linguagem humana. O agora jovem Louis Braille, entusiasmado, passou a dedicar-se de forma apaixonada ao sistema e logo fez algumas simplificações fundamentais, criando então o método que leva o seu nome, e que tornou a palavra escrita acessível a deficientes visuais em todo o mundo. Deus, em Sua sabedoria infinita – para abençoar multidões de seres humanos privados da visão física – usou um menino mergulhado em trevas para trazer luz para a vida de milhões!

Se observarmos as nossas próprias vidas em perspectiva, provavelmente verificaremos que, da mesma forma como fez com Louis Braille, Ele as entreteceu quais extraordinárias tramas compostas por fios que representam situações, pessoas, desafios, dores, alegrias, tristezas, resultando em fantásticos tecidos multicoloridos que – se entregarmos nossas vidas a Cristo – Ele permitirá que fiquem impregnados pela Sua luz.  Deus nos criou para sermos luzeiros no mundo, assim como previamente já havia criado luzeiros no firmamento, como lemos em Gênesis 1.14. E do mesmo modo que àqueles primeiros luzeiros Deus outorgou a função de fazer separação entre o dia e a noite, nós também fomos criados para apartarmos trevas e luz, escuridão e claridade, dia e noite: “porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas”, disse o apóstolo Paulo em 1 Tessalonicenses 5.5. Mas como exercer a função de luzeiro no mundo? É ainda Paulo que nos ensina em Efésios 5.8-12 (Bíblia de Estudo NTLH): Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade. Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor. Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz. Pois é vergonhoso até falar sobre o que essas pessoas fazem em segredo.

Luz é sinônimo de boas obras, como Jesus disse em Mateus 5.16. Nosso exemplo de vida, nossas atitudes e nosso comportamento, devem honrar e glorificar a Deus; e não nos iludamos, nossos conflitos – em todas as áreas da vida – ocorrem por não seguirmos o modelo de Cristo. Sermos luzeiros no mundo, significa sermos instrumentos Seus para que a Sua luz – como farol que guia os viajantes perdidos a um porto seguro – conduza as pessoas até Ele, como o apóstolo registrou em 1 Pedro 2.9: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”

Um grande obstáculo para que nossa luz brilhe reside na nossa atitude de falta de humildade, que se manifesta na maledicência e nos conflitos nos quais eventualmente podemos nos envolver, e que são frontalmente contrários à vontade do Senhor, tal como em Filipenses 2.14 Paulo admoesta: “Fazei tudo sem murmurações nem contendas”. Murmuração revela falta de concordância com os fatos que são controlados por Deus. A saúde de qualquer organização – família, escola, empresa, igreja – padece quando há murmuração entre seus membros. Mas Paulo ensina que é preciso evitar outro hábito deletério – sufocador da luz que vem de Deus – que geralmente está associado à murmuração: a contenda. Enquanto o Corpo de Cristo deve lutar pela unidade, pela paz e pelo amor entre irmãos, a contenda desune, separa, divide. E em Filipenses 2.15 o apóstolo aponta razão decisiva para evitarmos murmurações e contendas: “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo“.

Senhor Deus e Pai, queremos ser luzeiros no mundo – refletindo a Tua luz, brilhando ao exibir virtudes cristãs que nos façam úteis cooperadores Teus – para assim trazermos o maior número possível de perdidos para a Tua glória. Oramos agradecidos no nome santo de Jesus. Amém.

Share
12 Comentários
  • Elenice dos Santos Barros

    4 de novembro de 2010 at 12:09

    Sou grata a Deus pelas mensagens recebidas através de voces, tem sido balsamo em momentos de dor, conforto em momentos de angustia e confronto que tem me feito crescer. Que voces continuem sendo usados assim na vida de todos que os cercam.

    • Nanny & Winston

      11 de novembro de 2010 at 23:16

      Elenice, o Senhor é maravilhoso e tem nos dado o privilégio de sermos usados, como a tem usado em missões, de forma tão especial.
      Louvado seja Deus!

  • beatrizprochmann

    4 de novembro de 2010 at 13:21

    Parabéns Nanny e Winston, pelo trabalho maravilhoso que vocês estão fazendo. Com certeza muitas pessoas são e serão abençoadas com estas mensagens que o Espírito Santo nos envia através de vocês. Que os Anjos do Senhor acampem ao vosso redor, dando-lhes muita saúde, muito amor e muita paz. Amo vocês!

    • Nanny & Winston

      11 de novembro de 2010 at 23:19

      Beatriz, os maiores abençoados temos sido nós por podermos compartilhar a Palavra de Deus com os irmãos!
      Nós também te amamos.

  • Cid Aimbiré

    4 de novembro de 2010 at 17:38

    Caros Winston e Nanny,
    Parabéns pela iniciativa, que Deus os abençoe.
    Cid

    • Nanny & Winston

      11 de novembro de 2010 at 23:06

      Cid,
      Obrigado por seu apoio sempre importante. Agradecemos a Deus por estarmos juntos cooperando na Sua obra.
      Abraços.

  • ieda egg silveira

    4 de novembro de 2010 at 22:36

    Queridos irmãos !
    Que maravilha esta tecnologia, permitindo-nos uma comunicação mais dinâmica e eficiente. Louvo a Deus que me permite viver da época da caneta tinteiro, passando pela esferográfica e chegando ao mouse! E olha que a coisa ainda vai longe…
    Parabéns ! Que Deus continue com vocês a cada momento.
    Ieda.
    ‘A fé ri das impossibilidades.’

    • Nanny & Winston

      11 de novembro de 2010 at 23:22

      Ieda,
      Obrigado por suas palavras edificantes.

  • Noemy Pereira Cezarino

    6 de novembro de 2010 at 14:10

    Winston
    Maravilhosa mensagem.Podemos compreender bem como podemos ser luzeiros no mundo,Que o SENHOR nos ajude a sermos verdadeiros luzeiros,resplandecendo a luz de CRISTO. Abraços Noemy

  • Zenilda

    6 de novembro de 2010 at 14:15

    Queridos Nanny e Winston.
    Sempre me surpreendo com as mensagens de Coração a Coração. Pois Vocês com a graça de Deus, conseguem dar um sentido muito abençoado, a uma história que já conhecemos, e muitas vezes não vemos o lado em que são tranformadas em luz para a nossas vidas. Que Deus continue a abençoa-los, dando sempre esse amor em dividir conosco esses estudos que só nos acrescentam a sabedoria que vem do alto através de vocês.
    Bjs

    • Nanny & Winston

      11 de novembro de 2010 at 23:25

      Zê,
      Que o Senhor continue a nos abençoar a todos que nos dedicamos à Sua obra.
      Grande abraço.

Publicar um comentário