Testemunhando as Obras de Deus
A visão da igrejinha de pedra encarapitada no topo de um elevado monte naquela região, parecia cena de cartão postal. A construção se destacava da branca paisagem circundante e chamava a atenção de todos que por ali passavam pelo inusitado da forma e pela ousadia da implantação em local tão escarpado. Naquele dia de inverno muito frio, sob o céu de um azul profundo, com o sol poente reluzindo na neve que a tudo cobria, um turista conversava com um morador local, e perguntava curioso: “Ontem estive visitando aquela igrejinha, e fiquei espantado que lá não exista luz elétrica! Qual a razão?” Ao que o morador explicou: “O pequeno templo foi um presente oferecido para a comunidade por um rico cidadão local, com uma condição: que em hipótese alguma fosse ali instalada a luz elétrica. Sabe por quê? E antes que o turista respondesse, o homem apontou para o caminho que serpenteava montanha acima, dizendo: “Observe.” E no lusco-fusco do final do dia podiam ser vistos minúsculos pontos de luz levados pelas pessoas que, vindo de várias direções, se encontravam, somavam-se e fundiam-se naquele caminho serpeante, entravam no templo que há pouco jazia na escuridão e que gradativamente se enchia de luz, para então extravasar do interior e brilhar feérico naquele alto! Bela obra, testemunhando a importância da contribuição individual para que muitos, aglutinando suas respectivas luzes, cooperassem para romper as trevas.
Muitas vezes obras humanas chamam nossa atenção e provocam espanto e admiração, como aquelas apresentadas no programa de TV Obras Incríveis. Mas quando é que as incomparáveis obras de Deus – das quais nenhum homem jamais poderá sonhar em realizar uma milionésima parte sequer – nos merecem momentos de reverência admirada? Talvez quando viajamos para um local turístico famoso para visitar alguma paisagem especial. Estaríamos nos esquecendo de que nosso dia-a-dia é repleto das grandes obras de Deus? O céu azul povoado pelas brancas nuvens que por ele vagueiam suavemente, o ar que respiramos, o sol que possibilita a vida, o vento que balouça a folhas das árvores, o perfume da flor, o canto dos pássaros, e uma infinidade de outros feitos que Ele realiza em nosso cotidiano e que aceitamos automaticamente como coisas “normais”, sem as valorizarmos como merecem, sem darmos muita atenção. E que dizer dos Seus grandes feitos registrados na Bíblia, sem cessar ao longo dos mais de 1.600 anos de sua redação?
Se estivermos devidamente sintonizados com as coisas de Deus, vale dizer, se tivermos a plenitude do Espírito, seremos verdadeiros proclamadores da Sua Palavra e testemunhas permanentes da Sua obra em nossas próprias vidas. Precisamos falar não somente de milagres extraordinários, mas coisas do cotidiano que Deus produz em nosso favor. No Salmo 66.5 o salmista louva: “Vinde e vede as obras de Deus: tremendos feitos para com os filhos dos homens!”
O crente precisa conhecer história: menos a humana e mais a divina, com as promessas cumpridas, com os milagres operados, com os resgates efetuados. Mas o foco principal do nosso interesse deve estar no Deus encarnado, Jesus Cristo, cujas obras e ensinamentos são os mais preciosos, pois cada um de Seus grandes feitos é um marco revelador do Seu poder, do Seu amor, da Sua graça. Davi no Salmo 145.4-6 louva ao Senhor por Sua bondade, grandeza e providência: “Uma geração louvará a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos. Meditarei no glorioso esplendor da tua majestade e nas tuas maravilhas. Falar-se-á do poder dos teus feitos tremendos, e contarei a tua grandeza.”
Devemos reconhecer e nos alegrar com os grandes feitos de Deus em nossas vidas – sejam os cotidianos ou não – pois Ele é Deus de amor, de bondade, de benignidade, de tolerância, de perdão, de longanimidade, em quem confiamos. A escravidão do pecado nos leva às trevas, ao exílio, e quando o amor de Deus está sobre nós e nos mostra que fomos redimidos, nosso contentamento deve ser imenso, tal como o salmista declara no Salmo 126.3: “Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.” Contemos e cantemos as bênçãos que Deus tem derramado sobre nós, e agradecidos sempre testemunhemos delas, pois Ele disto se agrada. E lembremos, sempre que hesitarmos em proclamar agradecidos os grandes feitos de Deus em nossas vidas: nosso testemunho pode representar a porta de entrada para a salvação de alguém!
Deus de poder infinito, que possamos – todos os dias de nossas vidas – reconhecer, valorizar e agradecer por Tuas obras maravilhosas. Dá-nos ousadia, determinação e confiança para testemunhar delas sempre, com a consciência de nossa responsabilidade por partilhar de Tuas bênçãos. Em nome de Cristo Jesus. Amém.
ieda egg silveira
6 de novembro de 2010 at 23:59Esse texto que fala da Luz que rompe as trevas, me fez lembrar da campanha que iniciaremos amanhã em nossa igreja: “LEVE A LUZ. DÊ UMA BÍBLIA”, para o envio de bíblias aos cristãos chineses, da Igreja Perseguida. Nós, como Igreja Livre, estamos tentando ser uma igreja 100% Missões, onde “o povo tem ânimo para trabalhar”.
Que tenhamos a bênção de Deus!
Ieda.
Nanny & Winston
11 de novembro de 2010 at 23:29Ieda,
Que El Shaddai continue a exercer Seu poder para tirar aquele povo das trevas, levando-o para a luz de Cristo, com a cooperação de pessoas especiais como você.
DENIRIA
8 de novembro de 2010 at 11:51Bom dia Nanny+Winston
Muito edificante a reflexão sobre os feitos de Deus em nossas vidas.
Realmente o amor do Senhor opera beleza e maravilhas em nossas vidas.
Um bom dia
Deniria
Nanny & Winston
11 de novembro de 2010 at 23:31Deniria,
Você é uma filha muito querida de Deus, e Ele por certo ainda vai usá-la de forma maravilhosa!
Paulo
12 de novembro de 2010 at 19:48Boa tarde.
Que boas palavras são estas para mostrar a grandeza de Deus, que dá tanto conhecimento às pessoas para fazer grandes obras! Que nunca nos falte a gratidão ao Criador. Continuem firmes, pois eu já viciei em ler as mensagens!
Nanny & Winston
13 de novembro de 2010 at 17:20Paulo,
Que boas palavras são estas que você nos dirige! Você e a Ivonete têm sido bênçãos em nossas vidas e na vida do NF Poty, e nós contamos com ambos para juntos seguirmos servindo ao Senhor, firmes e agradecidos.
Noemy Pereira Cezarino
15 de novembro de 2010 at 19:10Queridos Winston e Nanny,
Hoje estou lendo esta mensagem. Veio bem no momento que eu mais precisava. Deus os abençôe.
Beijos da Noemy.
Nanny & Winston
17 de novembro de 2010 at 20:19Noemy,
Você sabe que é uma bênção para todos os que têm o privilégio de privar de sua companhia, e nós, mercê da graça de Deus, nos incluimos entre estes.
Continuamos em oração e confiando sempre que o Senhor tem o controle de tudo, e que fará o melhor a Seu tempo.